seguinte
anterior
itens

Poluição – Utilização crescente de produtos químicos

Página Modificado pela última vez 2023-03-21
Actualmente, a maior parte das substâncias químicas é produzida pelos denominados «países desenvolvidos», mas a produção está a aumentar com uma rapidez mais de duas vezes superior na Índia, China, Brasil, África do Sul e Indonésia. Prevê-se que a quota económica da produção química total mundial destes países cresça para cerca de 30% em 2020 e para quase 40% em 2030.

Por que razão esta utilização crescente de substâncias químicas é importante para si?

Entre as consequências que as tendências da poluição global poderão ter figuram os novos impactes sobre a saúde humana e os ecossistemas. Na Europa, a falta de segurança das águas para consumo humano e das águas balneares, bem como a contaminação dos alimentos, quer se trate de produtos europeus ou importados, colocam riscos imediatos. Os riscos também podem estar relacionados com a crescente importação de produtos químicos industriais intermédios e acabados. Na Europa, o problema do azoto reactivo é particularmente evidente no Mar Báltico, cujo estado ecológico já é deficiente.

Gráfico 5: Produção de substâncias químicas

Segundo as estimativas, são produzidas 70 000 a 100 000 substâncias químicas em grandes volumes, superiores a um milhão de toneladas por ano. Os países da OCDE são os maiores produtores de substâncias químicas, mas a produção está a aumentar com uma rapidez mais de duas vezes superior na Índia, China, Brasil, África do Sul e Indonésia.

Para mais informações, visite: «Global megatrends: increasing environmental pollution load»: www.eea.europa.eu/soer/europe-and-theworld/megatrends

Produção de substâncias químicas

Permalinks

Ações do documento