seguinte
anterior
itens

Actividades da AEA

Página Modificado pela última vez 2018-09-05
2 min read
This page was archived on 2018-09-05 with reason: No more updates will be done
O trabalho desenvolvido pela AEA sobre dados, indicadores e avaliações relativos à biodiversidade incide nas medidas de conservação (tais como áreas protegidas ou protecção das espécies) e na integração das questões relativas à biodiversidade nos sectores económicos, por exemplo, silvicultura, agricultura e pescas. As principais actividades incluem o projecto "Streamlining European 2010 Biodiversity Indicators" (racionalização dos indicadores europeus de biodiversidade para 2010), e a gestão do Centro de Intercâmbio de Informações sobre Biodiversidade da Comunidade Europeia (ligação). A AEA foi escolhida para ser o centro de dados europeu para a biodiversidade.

Observa bem a Natureza e então compreenderás tudo melhor.

Albert Einstein

Dados

Nos próximos anos, a AEA será o Centro Europeu de Dados para a Biodiversidade e as suas funções consistirão no armazenamento e manutenção das bases de dados da AEA, no estabelecimento de ligações a bases de dados complementares de terceiros, no desenvolvimento de conjuntos de indicadores sobre biodiversidade e na disponibilização de acesso a dados mais gerais sobre a biodiversidade na Europa.

O projecto "Streamlining European 2010 Biodiversity Indicators" ( SEBI 2010) visa ajudar a acompanhar os progressos na consecução do objectivo 2010. O SEBI 2010 racionaliza os indicadores nacionais, regionais e mundiais e assegura a implementação dos fluxos de dados para a produção de indicadores.

A AEA também actualiza regularmente os principais indicadores de biodiversidade no seu núcleo principal de indicadores.

A base de dados EUNIS fornece acesso público a dados sobre espécies, tipos de habitat e sítios Web na Europa.

Avaliações

Com a implementação de fluxos de dados de qualidade, será dada maior ênfase à realização de avaliações integradas sobre o êxito das políticas de biodiversidade, o impacto de outras políticas na biodiversidade e as mudanças a implementar na política. Pode consultar avaliações recentes no relatório da AEA Situações e Perspectivas de 2005 e na sua quarta avaliação pan-europeia.

As próximas avaliações importantes são:

  • uma avaliação do progresso realizado na consecução do objectivo europeu para 2010 em matéria de biodiversidade, baseado num conjunto específico de indicadores de biodiversidade, prevista para 2008.
  • uma avaliação dos ecossistemas europeus, a concluir em 2012.

Os projectos específicos do plano de gestão da AEA incluem avaliações sobre:

  • a Rede Natura 2000;
  • solos agrícolas e zonas rurais;
  • solos agrícolas de grande valor natural;
  • ecossistemas florestais, e
  • avaliação económica dos benefícios da gestão da Natureza.

Para apoiar a Convenção sobre a Diversidade Biológica, a AEA gere igualmente o Centro de Intercâmbio de Informações sobre Biodiversidade da Comunidade Europeia (Clearing House Mechanism – CHM). O CHM promove a cooperação técnica e a transferência tecnológica na União Europeia e os seus Estados-Membros, na Região pan-Europeia e no resto do mundo.

O grupo de trabalho da AEA para a Biodiversidade e os ecossistemas lidera o trabalho da Agência neste domínio. O grupo trabalha em estreita colaboração com o Centro Temático Europeu sobre Biodiversidade (ETC/BD) e com a rede AEA do país (Eionet).

Permalinks

Geographic coverage

Ações do documento