seguinte
anterior
itens

Actividades da AEA

Mudar de idioma
Página Modificado pela última vez 2017-02-21
This page was archived on 2017-02-21 with reason: Content is outdated
Para compreender a relação entre a utilização dos solos e os impactos ambientais, são necessárias informações a escalas diferentes: mundial, europeia e nacional. Os dados relativos à utilização dos solos são também um pré-requisito para o ordenamento do território a nível local e regional. As actividades da AEA centram-se essencialmente em avaliações da paisagem europeia e da reafectação dos solos, através da utilização de aplicações de registo de solos e ecossistemas e da análise dos sistemas de informações geográficas. A AEA foi também incumbida de desenvolver um centro de dados ambientais relativos à utilização de solos como contribuição para o sistema de informação ambiental partilhada para a Europa (SEIS).

A AEA apoia os requisitos de superfície enunciados nas estratégias temáticas comunitárias relativas aos sistemas marinhos e aos solos, entre outras, e presta especial atenção à reafectação de solos em zonas ecologicamente sensíveis e à protecção dos solos.

O Centro Temático Europeu Ocupação do Solo e Informação Espacial (CTE-LUSI) presta apoio técnico à AEA no desenvolvimento de indicadores pertinentes, executando os inventários Corine land cover, as aplicações LEAC (land and ecosystem accounting) e a análise geoespacial.

A principal fonte de dados da AEA é a base de dados Corine land cover, gerada para 1990, 2000 e 2006, e baseada na cooperação estabelecida com os países membros e a iniciativa Vigilância Global do Ambiente e da Segurança (GMES).

Com base na informação espacial, os registos de solos elaborados pela AEA fornecem avaliações da magnitude dos diversos tipos de alterações e, ao mesmo tempo, da sua distribuição no território europeu.

A utilização dos solos integra frequentemente análises de outros tópicos como, por exemplo, adaptação às alterações climáticas, gestão de bacias hidrográficas, análise prospectiva, padrões de produção e consumo, zonas costeiras e ambiente urbano.

A AEA desenvolveu igualmente mapas interactivos e produtos multimédia, incluindo um visualizador de dados land cover. Está disponível um glossário de termos relacionados com solos no Dicionário de sinónimos GEMET da Eionet.

Voltado para o futuro, o programa PRELUDE (PRospective Environmental analysis of Land Use Development in Europe) é uma ferramenta interactiva que apresenta um conjunto de cinco cenários diferentes de utilização dos solos para a Europa.

Permalinks

Topics

Ações do documento