seguinte
anterior
itens

Press Release

Novo sistema de monitorização da poluição atmosférica baseado na Internet

Mudar de idioma
Press Release Publicado 2006-07-18 Modificado pela última vez 2016-06-03
Os utilizadores poderão identificar os níveis de ozono na Europa

A Ozone Web (Rede Ozono), uma nova ferramenta da Internet lançada hoje em Copenhaga pela Agência Europeia do Ambiente (AEA), oferece aos utilizadores, pela primeira vez, a oportunidade de acompanhar e identificar episódios de ozono troposférico, à escala pan-europeia.

O ozono troposférico constitui um dos maiores problemas de poluição atmosférica na Europa. Mais de 500 estações de monitorização da qualidade do ar enviam dados para a AEA em Copenhaga, de hora a hora, dados estes apresentados em tempo quase-real no novo sítio da Internet.

Quer através da introdução do nome da localidade, quer clicando no mapa da Europa, os utilizadores poderão acompanhar a qualidade do ar à escala local e europeia. O sítio da internet incluirá também informação sobre as consequências para a saúde dos níveis de ozono a que os utilizadores estão expostos.

Na qualidade de projecto europeu conjunto, a Ozone Web reflecte a situação internacional da poluição atmosférica. A poluição é produzida num local, porém poderá causar impacte a centenas de quilómetros de distância. “A página da Internet constitui um exemplo excelente de como a UE poderá criar parcerias com os países membros, de forma a servir e a atribuir poderes aos seus cidadãos,” afirmou a Professora Jaqueline Mcglade, directora executiva da AEA.

Elevadas concentrações de ozono são um risco para a saúde, pois poderão irritar as vias respiratórias, causando dificuldades de respiração e afectando os pulmões, mesmo após poucas horas de exposição. Cerca de 30% da população urbana europeia, encontra-se exposta a níveis de concentração de ozono acima dos valores-limite estabelecidos pela UE. Anualmente, a poluição causada pelo ozono é responsável por 20 000 mortes na Europa.

Na estratosfera - 10 a 50 quilómetros acima da superfície terrestre - a vida na Terra é protegida dos raios ultravioletas pelo ozono. Junto à superfície da Terra, as actividades humanas levaram a que os níveis de concentração do ozono excedessem algumas vezes os níveis normais.

Quando os níveis de ozono e outros poluentes do ar, tal como os óxidos de azoto (NOx) e as partículas, são elevados, podem combinar-se formando um smog prejudicial. Contudo, as maiores concentrações de ozono nem sempre ocorrem nos centros urbanos, onde os poluentes que formam o ozono são normalmente emitidos. Isto deve-se ao facto de a abundância de óxidos de azoto causados pelo tráfego suprimir frequentemente a formação de ozono. Dado que o ozono pode ser diariamente transportado pelo vento a distâncias superiores a 400-500 km, a sua ocorrência poderá efectivamente registar-se em áreas suburbanas e rurais, distantes da origem dos poluentes.

A UE obriga os países a alertarem os cidadãos à escala nacional, sempre que os níveis do ozono atingem determinados níveis. No entanto, a Ozone Web vai ainda mais longe, permitindo monitorizar o ozono em qualquer momento e em qualquer lugar. “Poderá acompanhar os níveis de ozono num país vizinho ou num destino de férias, verificar as tendências mais recentes e identificar a sua propagação pelo vento na Europa”, afirma a Professora Mcglade.

Nota ao editor

Os utilizadores entram simplesmente na Ozone Web (através da página de internet da AEA http://www.eea.europa.eu/maps/ozone).

Episódios de Ozono 2005

No Verão de 2005, os mais importantes episódios de ozono ocorreram entre 21 e 24 de Junho e 14 e 17 de Julho. Durante este período, foram registadas na Europa diversas situações de superação do limite de alerta na Europa. O episódio de ozono abrangeu uma extensa área da Europa, nomeadamente a Áustria, a Bélgica, a França, a Alemanha, a Grécia, a Itália, os Países Baixos, Portugal, a Roménia, a Eslovénia e a Suíça.

Acerca da Agência Europeia do Ambiente (AEA)

Sediada em Copenhaga, a agência tem por objectivo apoiar o desenvolvimento sustentável e contribuir para uma melhoria significativa e mensurável do ambiente na Europa, fornecendo aos responsáveis políticos e ao público em geral informação actualizada, objectiva, pertinente e fidedigna.

Contactos

Para a comunicação social:

Mark Grundy
Telefone: +45 33 36 72 07
Telemóvel: +45 23 68 36 75

For public enquiries:

EEA Information Centre

Enquiry form (English)

Permalinks

Ações do documento