seguinte
anterior
itens

Viver num mundo urbano

Página Modificado pela última vez 2023-03-21
Um mundo cada vez mais urbano implicará provavelmente um aumento do consumo e mais riqueza para muitas pessoas, mas também significa maior pobreza para os desfavorecidos das cidades. As más condições de vida urbanas e os riscos ambientais e para a saúde a elas associados podem afectar todas as regiões do mundo.

Por que razão a urbanização é importante para si?

A concepção e a governação das zonas urbanas, sobretudo no Sudeste Asiático, terão fortes impactes nas emissões de gases com efeito de estufa e na procura de recursos a nível global. Uma vez construída, pode ser difícil alterar uma cidade de forma substancial. Os habitantes adaptam-se a essas condições e o seu comportamento também pode ser difícil de mudar. Em muitos lugares do mundo em desenvolvimento, as cidades estão em risco de se encerrarem, por muitas décadas, em modelos de desenvolvimento urbano que consomem muita energia e recursos.

Num mundo altamente interligado, com evolução da urbanização e dos padrões de consumo conexos, a Europa será afectada de forma sobretudo indirecta. Entre os possíveis impactes inclui-se a alteração dos padrões europeus de utilização do solo, induzida por uma maior concorrência pelos recursos e pela ameaça de desenvolvimento e propagação de doenças a nível global.

Gráfico 6: Tendências urbanas

Pela primeira vez na história, mais de 50% da população mundial vive em zonas urbanas. Em 2050, é provável que cerca de 70% da população viva nas cidades (UNDESA, 2010). Os demógrafos calculam que em 2050 a Ásia terá mais de 50% da população urbana do planeta.

Para mais informações, visite: «Global megatrends: living in an urban world»: www.eea.europa.eu/soer/europe-and-theworld/megatrends

Tendências urbanas

Permalinks

Ações do documento